Gruta de São Thomé

Gruta, localizada ao lado da Igreja Matriz, que deu origem a história da cidade de São Thomé. Foi neste local que o escravo João Antão se escondeu de seu amo a muito tempo, João Francisco Junqueira, o proprietário da Fazenda Campo Alegre em Minas, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres.


Gruta de São Thomé

Gruta de São Thomé

Os mistérios de São Thomé das Letras

Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.

Vista do interior da Gruta de São Thomé

Gruta de São Thomé

Pinturas rupestres sobre a Gruta São Thomé

Pinturas rupestres sobre a Gruta São Thomé

Desde antigamente os fazendeiros e moradores da região encontraram as pinturas rupestres nas cavernas e grutas, parecidas com estranhas "letras" possivelmente feitas por índios da região. Hoje grupos de estudos esotéricos especulam sobre a origem das inscrições, buscando hipóteses sobre a origem.

Mais sobre São Thomé:


março 24, 2015